bb

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Yamaha MT 07

          Esta nova MT que a Yamaha acaba de lançar na Europa tem motor de dois cilindros em linha com 689 cm3, que gera 75 cv atingidos a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. E é justamente o motor que mais brilha na MT-07. Mas antes vamos dar uma volta em torno da novidade da Yamaha.
          Apresentando linhas modernas, a moto lembra a irmã maior MT-09 tricilíndrica. Com pormenores esportivos que saltam à vista logo nos primeiros olhares, a MT-07 é claramente uma “anti-linha 500″ da Honda, e argumentos para a bater a rival não lhe faltam: peso inferior, mais de 20 cv extras e preço mais baixo, pelo menos lá na Europa.
        A ideia da Yamaha foi fazer uma moto “low-cost”, como mostra o preço de 5.595 euros (cerca de R$ 18 mil) na versão básica e de 6.095 euros (cerca de R$ 19.600) com ABS. Apesar disso, não houve economia nos materiais utilizados, como podemos perceber em componentes como duplo disco de freio na dianteira, vistosas rodas de 10 raios, painel totalmente digital (com bastante informação), pneu traseiro na medida 180 e amortecedor traseiro com nove ajustes possíveis.
       São apenas 179 kg para a versão normal e 182 kg no modelo equipado com ABS (pesos com os reservatórios de óleo e gasolina cheios). O guidão e o banco estreitos permitem adequar a posição de condução que mais convém, nos deixando ter total controle sobre a moto. Assim, a MT-07 se revela ideal para condutores vindos de modelos menores ou com pouca experiência. Mas também, porque não, para quem deseja uma moto divertida sem gastar muito, para passeios de fim-de-semana ou dia-a-dia na cidade.
       O banco oferece boa acomodação para viagens curtas, de 120/130 km, mas depois disso começa a ficar um pouco duro e torna-se necessário procurar uma melhor posição. A suspensão traseira ajusta em nove posições, enquanto a dianteira (sem regulagem)  parece um tanto macia, principalmente nas frenagens – comportamento já observado na avaliação da MT-09. Falando nisso, as frenagens se mostraram eficazes mesmo na versão sem ABS. Em termos de vibrações, elas praticamente não existem no guidão nem no banco, embora sejam sentidas nas pedaleiras. Outro ponto positivo fica para a escolha dos pneus Michelin Pilot Road 3.

2 comentários:

  1. Mais uma das belas máquinas da yamaha, que embora já tenha sido lançada em vários países do continente europeu ainda não há uma data definida para chegar ao Brasil. O jeito é esperar mesmo....

    ResponderExcluir