A Yamaha apresentou oficialmente a sua nova esportiva com motor de três cilindros, denominada MT-09, de acordo com a fabricante japonesa uma mudança na sua estratégia.
A Yamaha MT-09 é uma moto motor de três cilindros de 850cc e pesando menos que uma Yamaha YZF-R6, de modo que a relação do peso é muito favorável. Embora a fabricante japonesa tenha anunciado que o seu novo modelo representa um ponto de viragem na produção de motos esportivas, isso não significa que irá abandonar os motores tetracilíndricos para os modelos de linha.
Ao combinar as melhores características dos modelos tetracilíndricos e paralelos, o inovador, três cilindros da Yamaha oferece uma nova resposta emocionante, especialmente para usuários que gostam de motos a partir de uma cilindrada de 600 cc ou que descem da categoria de cilindradas.
Motor
Sem dúvida, a característica mais importante da nova MT-09 é o seu motor de três cilindros, um elemento-chave que determina a singularidade desta esportiva de classe média e as sensações que ela proporciona. Os objetivos que foram buscados, durante o programa de desenvolvimento intensivo, eram conseguir um motor de três cilindros leve para produzir um forte binário, linear, juntamente com uma elevada potência em alta rotação.
Com um diâmetro de 78 mm e um curso de 59,1 mm, o que dá uma cilindrada de 847 cc, o novo motor de 4 tempos, 4 válvulas DOHC trabalha em uma taxa de compressão de 11.5:1. O diâmetro da válvula de admissão é de 31 mm enquanto os gases de escape é de 25 mm, reduzindo os ângulos da válvula a 25.6 ° sendo que as câmaras de combustão são ultracompact, o que acelera o processo de combustão e produz mais torque.
O projeto de três cilindros da MT-09 também é extremamente leve, elegante e compacto em comparação com hélices tetracilíndricos, atingindo redução de 10 kg de peso em comparação com a Yamaha FZ8. Isso proporcionou aos designers mais liberdade para criar uma condução compacta e desportiva de forma muito ágil. A largura total do motor também é reduzida, graças à inserção de engrenagens diretamente nas manivelas, um processo que reduz o espaço entre os cilindros.
Para reduzir a vibração, sem comprometer a diversão que proporciona uma forte aceleração da MT-09, o motor tem um eixo de equilíbrio primário que roda oposto ao eixo principal.
Projetistas da Yamaha também voltaram seus esforços para reduzir o tamanho da transmissão, graças os quais fizeram um resultado realmente compacto. Junto com as dimensões compactas do motor de três cilindros, este novo projeto permitiu caixa de marchas que também usam um novo tipo de pequenos chassis mais leves.
No sistema de refrigeração também tem algumas soluções criativas. Para ajustar a posição relativa do radiador, a bomba de água e o termostato tem sido capazes de reduzir significativamente a quantidade de mangueiras necessárias, o que reduz o peso total. O novo termostato de arrefecimento agora cavalga sobre o ponto em que o líquido de arrefecimento é introduzido no motor. No arranque a frio, o termostato restringe o fluxo de água apenas para as camisas, o que fornece um tempo de aquecimento mais curto e uma maior eficiência de combustível, juntamente com uma ativação mais rápida do catalisador, que, finalmente, reduzir emissões motor.
Através de uma cuidadosa seleção da geometria, seja na distância entre eixos, altura do assento, ângulo para a frente ou posição de condução, os engenheiros da Yamaha conseguiram formar um chassi ágil e compacto que responde rapidamente a qualquer intervenção do condutor . As excelentes qualidades de condução da MT-09 também beneficiam a centralização de massa através de um dispositivo que está localizado sob o cárter de óleo e o amortecedor traseiro proporcionando um design substancialmente horizontal.
Posição de condução
A ergonomia da MT-09 é especialmente projetada para fornecer a motoristas de diferentes tamanhos de liberdade a fim de adotar diferentes posições de condução, dependendo do seu estilo pessoal ou de uma situação particular.
Uma das principais características que contribuem para uma posição de condução relaxada é o assento de 400 milímetros de comprimento, com um perfil quase plano. Seu comprimento e forma permitem ao motorista adaptar sua postura para diferentes condições, enquanto a frente texturizada especial proporciona uma excelente aderência.
O tanque de combustível de aço com 14 litros de capacidade é fabricado utilizando um novo processo que permite obter curvas muito mais apertadas do que antes, onde não podiam ser conseguidos com uma chapa de aço.
Iluminação e instrumentação
O painel de instrumentos LCD completamente renovado e design assimétrico tem um gráfico de barras para o tacômetro, juntamente com um indicador de marcha confortável.
O novo botão liga/desliga é integrado com slides de emergência e, não menos importante, os novos switches possuem o design mais leve e compactos utilizados na categoria.
O alto desempenho do modelo são demonstrados usando pedais de alumínio anodizado de freio e de mudança, bem como passageiro temperamento Farol, apresenta um design angular de uma multi-refletor óptico, enquanto a lanterna traseira de LED (inspirado na MT-01) integrou piscas e ilumina totalmente apenas quando o freio é aplicado.
Linda esta moto !!!
ResponderExcluirSou um apaixonado na Yamaha, desde os tempos da TX-650, agora estou ansioso por essa preciosa joia cuja entrada no Brasil já foi retardada mais do que devia....
ResponderExcluirÉ pena!!!
Adauto S. Nunes
Motocicletas nesse mesmo estilo eu sou apaixonado
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